A partir ou apartir

A forma correta é a partir, porque esta expressão indica algo que parte de alguma coisa ou de algum acontecimento. No caso, “apartir” escrito junto não existe na língua portuguesa. Assim, esta expressão é uma locução preposicional formada pela preposição “a” e pelo verbo “partir”.

A partir ou apartir?

Assim como já foi dito, a forma correta é “a partir” escrito separado, sendo que “apartir” não existe na língua portuguesa. Esta confusão ocorre porque muitas palavras no português possuem variações escritas tanto juntas quanto separadas e, na fala, é difícil distinguir a escrita exata de um termo. A locução preposicional “a partir” é usada para indicar algo que parte de alguma coisa ou de um acontecimento, podendo também expressar algo com início em uma data específica.

Exemplos

  • A partir desta semana, todos devem usar máscaras.
  • As camisetas estão com promoção a partir de 20% de desconto.
  • Vou guardar dinheiro para a viagem a partir do ano que vem.
  • As decisões foram tomadas a partir de discussões anteriores.

Então, não esqueça, “a partir” é escrito separado, sendo uma locução preposicional. Alguns sinônimos dessa expressão são: desde, com início, com base etc.

A partir têm crase?

Outra dúvida bem comum relacionada ao uso de “a partir” é a respeito do uso da crase na preposição “a” que forma esta expressão. No caso de “a partir” não se usa crase. Esta locução preposicional não apresenta o artigo “a” para que ocorra a contração com a preposição “a”. Sendo assim, não há a crase . Além disso, não se usa crase antes de verbos e, como já foi dito, “a partir” é formado pela preposição “a” juntamente ao verbo “partir”.

  • O cinema estará aberto a partir das 14 horas. (errado: O cinema estará aberto à partir das 14 horas)
  • A médica atenderá a partir do meio dia (errado: A médica atenderá à partir do meio dia)
  • A reunião começa a partir das 15 horas. (errado: A reunião começa à partir das 15 horas)

Portanto, lembre-se: “a partir” se escreve separado, pois indica algo que parte de um referente (data, acontecimento etc.) e não se usa crase nesta expressão. Se você gostou de aprender sobre isso, veja as matérias sobre abaixo ou a baixo e as vezes ou às vezes e continue descobrindo mais sobre a língua portuguesa!

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).