Abrido ou aberto

Escrito por

Prof. de Português

A forma correta é aberto. A palavra abrido não existe e não é um particípio do verbo “abrir”. Exemplo: Eu deveria ter aberto o presente mais tarde.

Abrido ou aberto?

A grafia correta é aberto, e não abrido, devido ao particípio do verbo abrir. E o que é particípio? Trata-se de uma das formas nominais do verbo, que apresenta uma ação já finalizada e, geralmente, terminação “-ado” ou “-ido”. No entanto, os verbos podem ter dois tipos de particípio, regular e irregular, e ainda podem ser abundantes, ou seja, possuir forma regular e irregular.

Particípio dos verbos

O particípio regular, o mais comum, é terminado em “-ado” ou “-ido”. Exemplos: partido; consumido; adotado. Por sua vez, o particípio irregular, em geral, é formado pelo radical do verbo e pelo sufixo “-to”, entre outros sufixos. Exemplo: escrito; dito; feito. Por fim, os verbos abundantes têm os dois tipos de particípio, como em: morrido – morto.

O verbo abrir, que é o foco aqui, não é um verbo abundante. Trata-se de um particípio irregular. A seguir, veja exemplos de aplicação dessa palavra.

Exemplos

  • O show foi aberto por uma banda local.
  • Desculpa por ter aberto sua correspondência!
  • Minha mãe deveria ter aberto o portão para mim.

Que tal aprender mais? Uma dúvida muito comum é entre o uso de trago ou trazido. Confira a forma correta!

Publicado em 16 de dezembro de 2021