Bem-vindo ou bem vindo

Escrito por

Prof. de Português

A forma correta é bem-vindo porque se trata de uma expressão já estabelecida que não foi alterada pelo último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Exemplo: “[…] qualquer homem, independentemente da sua nacionalidade, é bem-vindo à nossa Revolução” (João Aguiar, O homem sem nome).

Bem-vindo ou bem vindo?

O último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em 1990, embora só tenha sido promulgado aqui no Brasil em 2008. Esse acordo estabeleceu uma série de mudanças ortográficas no português. No entanto, no que concerne ao uso de hífen com o advérbio “bem”, ele mantém o que já era previsto pelo Acordo de 1945, o qual diz que o hífen deve ser utilizado em alguns compostos formados por “bem” e pelo segundo elemento iniciado por consoante, como é o caso de “bem-vindo”. Portanto, o termo “bem vindo”, escrito separadamente, não é aceito em nossa língua.

A título de curiosidade, é interessante saber que a palavra “Benvindo”, unida e com “n”, existe em português, mas se trata de um nome próprio. Por isso, deve ser grafada sempre com a primeira letra maiúscula. A seguir, estão três exemplos para te ajudar na compreensão dessa explicação. No primeiro, “bem-vindo” é uma interjeição, usada para manifestar alegria e satisfação quando alguém chega em algum lugar. No segundo exemplo, “bem-vindo” é um adjetivo que significa o mesmo que “bem recebido” ou “bem acolhido”. Por fim, no último exemplo, temos um uso do nome próprio “Benvindo”.

Exemplos

  • 1) ”Ao chegar ao extremo da única rua, soltaram-no diante do boteco. Estava escrito na parede, numa caligrafia retorcida: – Bem-vindo!” (Paulo de Carvalho-Neto, Suomi).
  • 2) ”Se fosse outro filho que voltasse, tudo seria diferente, seria bem-vindo, […] mas era logo aquele, o indesejado, que voltava” (Lídia Jorge, O vale da paixão).
  • 3) “O revisor Raimundo Benvindo Silva é solteiro e não pensa em casar-se” (João Aguiar, O homem sem nome).

Com essa explicação, você nunca mais vai errar ao escrever a palavra “bem-vindo”. Não se esqueça: há também a forma feminina “bem-vinda” e as formas plurais “bem-vindos” e “bem-vindas”. Quer saber mais sobre os usos de hífen? Veja qual a forma correta: será microondas ou micro-ondas?

Atualizado em 18 agosto, 2020

Kátia Cortez

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.