Descrição ou discrição

Palavras parecidas que são escritas com letra “i” ou “e” podem causar bastante confusão. Isso acontece por causa da sua pronúncia semelhante e acaba dificultando na hora de escrever. Este é o caso das palavras “descrição” ou “discrição”. Ambas existem no português, mas, embora sejam parecidas, tanto na sua pronúncia quanto na sua escrita, elas tem significados e usos bem distintos.

Como usar o descrição

A palavra “descrição” é um substantivo feminino que expressa o ato ou efeito de descrever, narração, enumeração. Ou seja, a descrição de algo é a sua exposição ou caracterização.

Exemplos

  • A testemunha deu a descrição do criminoso.
  • Na prova de literatura, foi pedida a descrição da personagem principal.
  • A descrição da cena está no roteiro.
  • No seu currículo, deve contar a descrição da sua formação e experiencia profissional.

Então, “descrição” é uma palavra usada para demonstrar as características ou detalhes de alguma coisa. Se ainda restarem dúvidas sobre a utilização da palavra em uma frase, substitua por algum sinônimo, como: definição, explicação, exposição, retrato, caracterização etc. Caso o sentido da frase permanecer o mesmo, deve-se usar “descrição”.

Como usar o discrição

O termo “discrição” também é um substantivo feminino, vindo da palavra latina “discretio“. “Discrição” significa qualidade de discreto, segredo, modéstia etc. Ou seja, está relacionada a reserva ou prudência de algo ou alguém.

Exemplos

  • Essa situação exige discrição.
  • Essas roupas são muito chamativas. Eu prefiro algo com mais discrição.
  • É preciso ter discrição para ser um agente secreto.
  • Ao contar o segredo à amiga, a menina pediu discrição.

Considerando o significado da palavra, “discrição” está relacionada a capacidade de algo ser discreto ou prudente. Uma maneira de ver se esse é o termo correto é substituí-lo por algum sinônimo – reserva, distinção, comedimento, segredo, sigilo, etc – e observar se o contexto da frase permite isso. Caso funcione, o termo a ser usado é “discrição”.

Resumindo, “descrição” é usada para expressar características ou detalhes de algo, como um retrato falado ou uma cena de uma peça. Por outro lado, “discrição” indica a capacidade de algo ser discreto ou sigiloso se relacionando a ideia de segredo. Quer saber mais? Leia a matéria companhia ou compania e continue aprendendo!

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).