Feminino de maestro

Escrito por

Prof. de Português

O feminino de maestro é a maestro ou maestrina, porque ambos os substantivos podem ser usados para designar a mulher que rege uma orquestra. Confira a explicação!

Feminino de maestro

Maestro é um estrangeirismo italiano incorporado na Língua Portuguesa. Assim como no italiano, o feminino dicionarizado de maestro é maestrina. Entretanto, a palavra maestrina, no decorrer dos séculos, era usada com um sentido pejorativo para desvalorizar as mulheres que regiam orquestras. Então, atualmente, muitas mulheres, em um símbolo de resistência, começaram a usar a maestro para se autointitularem, de modo que o artigo marca o feminino. Observe os exemplos.

Exemplos

  • Carolina é uma maestrina espetacular.
  • A maestro foi aplaudida de pé.
  • Essa orquestra tem uma excelente maestrina.
  • O sonho de Juliana é ser uma maestro.
  • Você é a melhor maestrina que eu conheço!

Embora seja muito comum na linguagem informal o uso de a maestro, esse feminino ainda não está incorporado à gramática. Com o uso e com o tempo, provavelmente maestro se tornará um substantivo de dois gêneros, por enquanto, seu uso é uma forma de se impor e pedir a mudança da língua. Confira também como se escreve: o alface ou a alface e descubra se esse é um substantivo masculino ou feminino.

Publicado em 22 de maio de 2021