Mas e mais

Escrito por

Prof. de Português

Mas indica ideias opostas e pode ser substituído por porém, entretanto, todavia, etc.

Eu enviei uma reclamação, mas não recebi resposta.

Mais intensifica ou adiciona uma ideia, sendo contrário de menos.

Esta é a matéria mais importante da prova.

Quando falamos, é mais fácil usar essas palavrinhas sem saber a diferença entre elas, mas, quando se trata de língua escrita, saber distingui-las é essencial! Mas, não se preocupe, porque temos algumas dicas para você aprender a usar mas e mais e não errar mais!

Como usar o mas

Como já dissemos, o “mas” é classificado como uma conjunção adversativa no que diz respeito à classe de palavras. Ou seja, serve para ligar duas ideias que sejam opostas entre si. Uma maneira bem fácil de verificar se o uso do “mas” está correto é substituí-lo por outras conjunções do mesmo grupo, como “porém” e “entretanto”. Vamos ver alguns exemplos para ficar mais claro:

Exemplos

  • Eu fui à festa, mas não gostava da aniversariante;
  • Ela gosta de andar de bicicleta, mas tem muito medo de se desequilibrar;
  • Eles são jovens, mas têm diversos problemas de saúde;
  • Você é alto, mas não consegue alcançar a prateleira.

Observe que, em todos os exemplos acima, seria possível substituir o “mas” por “porém”, por exemplo, sem que houvesse prejuízo de significado. Você pode fazer esse teste sempre que bater aquela dúvida e você quiser tirar a prova real.

Como usar o mais

O “mais”, por sua vez, consiste em um advérbio de intensidade, ou seja, ele serve para intensificar um verbo. Observe os exemplos a seguir:

Exemplos

  • Eu sou a filha mais velha;
  • Ele gostou mais da lasanha do que da macarronada;
  • Dois mais dois são quatro;
  • Vocês estudaram bem mais para a segunda prova.

A nossa dica para você ter certeza de que o “mais” está sendo usado de forma adequada é substituí-lo por “menos”. Caso o uso esteja correto, apesar de as ideias se tornarem opostas, a sentença ainda vai fazer sentido. Não dá pra deixar mais simples, né?

Outros usos de mais e mas

Bom, já falamos sobre “mas” e “mais” nos sentidos mais usados do dia a dia, mas você sabia que essas palavras podem ter outros significados? Apesar de serem classificados como conjunção e advérbio, respectivamente, esses vocábulos podem assumir diferentes funções sintáticas. Confira:

  • Mas como advérbio: em alguns casos, podemos encontrar o “mas” funcionando como um advérbio intensificador. Exemplo: Eu gosto tanto, mas tanto de mar, que eu viveria na praia pelo resto da minha vida.
  • Mas como substantivo: nesse caso, o “mas” funciona como um substantivo, ou seja, você pode usar um artigo masculino (o/um) antes dele e a frase não vai soar mal. Exemplo: Eles gostaram da nova escola, com exceção de um mas: fica longe de casa.
  • Mais como preposição: o “mais” como preposição possui o sentido de “junto com”. Exemplo: Mariana mais sua amiga foram à biblioteca devolver os livros.
  • Mais como pronome indefinido: nesse caso, o “mais” será utilizado como sinônimo de “demais”. Exemplo: Eu já fiz minha parte, os mais que terminem o trabalho.

Videoaula sobre a diferença entre mas e mais pra não errar mais!

Que tal assistir a uma videoaula pra fixar bem a diferença entre essas duas palavrinhas que dão tanto trabalho na hora da escrita?

Diferença entre mas e mais

Nesse vídeo, você encontra uma explicação bem simples e clara sobre a diferença entre “mas” e “mais” e, também, mais alguns exemplos, além dos que já foram citados aqui.

Anotou as dicas? Agora vai ficar impossível errar de novo, não é? Conhece alguém que sempre confunde essas duas palavras? Então compartilhe este artigo!

Atualizado em 15 outubro, 2020

Daniella Paes

Professora, redatora e revisora. Apaixonada por gente, por chá e pela arte de se comunicar por meio da linguagem.