Mau humor ou mal humor

Escrito por

Prof. de Português

A forma correta é mau humor porque, nesse caso, mau é um adjetivo, portanto deve ser grafado com “u”. Veja o exemplo abaixo.

Você sempre fica de mau humor quando acorda?

Índice do conteúdo:

Mau humor ou mal humor?

Para qualificar o humor, é comum a confusão entre “mau” e “mal”, pois essas são palavras homófonas, isto é, pronunciadas igualmente, porém, com grafia diferente. Entretanto, “mau” é antônimo de “bom”. Sendo assim, para dizer da boa disposição de alguém, usa-se “bom humor”; e para dizer da má disposição, usa-se “mau humor”. Portanto, a expressão “mal humor” está errada. Confira os exemplos!

Exemplos

  • Maria acordou de mau humor hoje.
  • Sorria para espantar o mau humor!
  • Eu sempre fico de mau humor pela manhã.
  • Não deixe o mau humor alheio contagiar você.
  • Quem vive de mau humor envelhece mais rápido.

Agora ficou fácil! Somente “mau” pode qualificar o humor. A seguir, entenda mais sobre o assunto!

Mau ou mal?

A palavra “mal”, grafada com “l”, é um advérbio, antônimo de bem. Por exemplo, escreve-se mal-humorado: o advérbio “mal” está modificando o adjetivo “humorado”. Essa palavra também pode ser um substantivo: o mal nunca compensa; ou uma conjunção: mal cheguei em casa, começou a chover. Já a palavra “mau”, grafada com “u”, só pode ser utilizada como um adjetivo, antônimo de bom.

Na dúvida entre “mau” e “mal”, basta lembrar dos antônimos! Continue aprendendo e confira a matéria sobre: auto ou alto. Bons estudos!

Publicado em 8 de julho de 2021