Trás ou traz

Escrito por

Prof. de Português

O correto é trás ou traz? As duas formas estão corretas, mas elas têm significados bem diferentes. Como assim? A palavra trás – com acento e “s” no final – é um advérbio de lugar, já a palavra traz – sem acento e com “z” no final – consiste no verbo trazer conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo. Confira:

Como usar o trás

A palavra “trás” significa “na parte posterior”. Uma dica bacana para identificar se o uso de trás está correto é verificar se esse advérbio de lugar está acompanhado de preposição. Observe os exemplos a seguir:

Exemplos

  • A bola passou por trás de mim.
  • Se você não recuperar o fôlego, você vai ficar para trás…
  • Eles acham que eu estou por trás do ocorrido.

Viu só? Em todos os exemplos, “trás” é precedido por uma preposição (em negrito). Agora, você deve estar se perguntando: “e quando eu devo usar atrás?”. “Atrás” também é um advérbio, mas você não precisa usar preposição antes dele, até porque já se trata da soma da preposição “a” com o advérbio “trás”. Por exemplo, “a mala está atrás de você”.

Como usar o traz

O verbo trazer, conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo, resulta na palavra “traz”. Esse tempo verbal geralmente é usado para expressar ações que estão acontecendo no momento da fala ou que ocorrem com frequência. Confira os exemplos a seguir:

Exemplos

  • Ela sempre traz o livro para as aulas, apesar de nunca usá-lo.
  • Dizem que dinheiro não traz felicidade, mas ele certamente pode comprá-la.
  • Ele traz marmitas todos os dias.

Depois dessas dicas, você não vai mais confundir o uso de “trás” ou “traz”, e não vai ficar para trás em provas e concursos. Compartilhe esta matéria com seus colegas e fique de olho, porque a gente sempre traz novos truques para você arrasar nos seus textos! Por falar nisso, você sabe a diferença entre agente e a gente?

Atualizado em 16 outubro, 2020

Daniella Paes

Professora, redatora e revisora. Apaixonada por gente, por chá e pela arte de se comunicar por meio da linguagem.