Vê ou ver

Escrito por

Prof. de Português

é usado para indicar uma ação que está acontecendo no momento da fala. Este termo é a conjugação do verbo “ver” na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.

Ela vê o jornal pela TV toda noite.

Ver é usado como verbo no infinitivo impessoal, ou seja, não tem sujeito e pode ser usado em locuções verbais.

Ele gosta de ver filmes de drama.

Índice do conteúdo:

Quando usar vê

Assim como já foi dito, “vê” é a conjugação em terceira pessoa do singular do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo do verbo “ver”. Dessa forma, apresenta uma ação que acontece no momento que está sendo narrada ou, também, uma ação habitual.

Exemplos

  • A senhora vê sua amiga todo dia.
  • Ele olha pela janela e vê seu carro sendo roubado.
  • Ela não vê as notícias pela televisão, só pela internet.
  • A criança vê os patos no lago do bosque.

Logo, “vê” é a conjugação do verbo “ver”. Caso fique com dúvida na hora de escrever, conjugue o verbo e veja se essa palavra faz sentido no contexto.

Quando usar ver

O verbo “ver” é transitivo (ou seja, precisa de um complemento para fazer sentido) e está no infinitivo impessoal. Dessa forma, não está conjugado e pode ser usado em locuções verbais – junções de dois ou mais verbos, sendo um o verbo auxiliar e o outro o verbo principal – e em frases com preposição. Este verbo significa: enxergar, exercer o sentido da visão sobre, olhar etc.

Exemplos

  • Eu não pude ver o jogo.
  • A criança levou a mãe para ver os patos no lago.
  • Ela não consegue ver sem os óculos.
  • O professor vai ver as provar essa semana.

Assim, “ver” é um verbo no infinitivo impessoal e geralmente é usado em locuções verbais e frases com preposição. Alguns sinônimos desta palavra são: enxergar, presenciar, observar etc.

Enfim, a palavra “vê” é uma conjugação do verbo “ver” e, por isso, pode levantar tantas dúvidas quanto ao seu uso. Além disso, na fala, ambas palavras podem manifestar sons semelhantes. Gostou? Leia sobre cedo ou sedo e continue aprendendo!

Atualizado em 30 junho, 2020

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).