Acima ou a cima

Escrito por

Prof. de Português

Acima é um advérbio de lugar, usado para indicar algo em posição superior.

O pico do Monte Everest está a 8.848 metros acima do nível do mar.

A cima é um sinônimo de “para cima” e é formado pela preposição “a” e o substantivo “cima”.

Andou a rua de baixo a cima procurando o endereço.

Índice do conteúdo:

Quando usar acima

“Acima” é um advérbio de lugar, ou seja, é uma palavra que modifica o sentido de um verbo, adjetivo ou outro advérbio. Neste caso, a modificação é referente ao lugar onde algo se encontra. Assim, “acima” é usado para indicar posição superior, local elevado, situação de mais importância etc.

Exemplos

  • Eu moro no apartamento acima.
  • A situação precisa ser resolvida acima de tudo.
  • Achou seu nome acima de todos na lista de candidatos.

Logo, “acima” é usado quando estamos nos referindo a algo em posição superior, de mais importância etc. Alguns sinônimos dessa palavra são: em cima, além, antes, etc.

Quando usar a cima

“A cima” é uma expressão formada pela preposição “a” juntamente ao substantivo “cima”. Este termo é um substantivo de “para cima” e geralmente é visto em contraste com a expressão “a baixo” ou “para baixo”.

Exemplos

  • Quando entrou no cômodo, olharam-na de baixo a cima.
  • Andaram de baixo a cima carregando as caixas da mudança
  • Reviraram a casa de baixo a cima procurando os documentos.

Então, “a cima” é uma expressão que, geralmente, contrasta com a ideia de “de baixo” ou “para baixo”. Ela é um sinônimo de “para cima” e indica um movimento da parte inferior até a parte superior de algum lugar.

Na língua portuguesa, existem muitas palavras e expressões semelhantes quanto a sonoridade na fala, porém diferentes na sua escrita e no seu sentido. Assim, “acima” e “a cima” são exemplos desta questão, já que, apesar da sua pronúncia semelhante, apresentam grafias e significados diferentes. Se você gostou disso, leia sobre à vista, a vista ou avista e continue aprendendo!

Atualizado em 29 junho, 2020

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).