Acima ou a cima

Acima é um advérbio de lugar, usado para indicar algo em posição superior.

O pico do Monte Everest está a 8.848 metros acima do nível do mar.

A cima é um sinônimo de “para cima” e é formado pela preposição “a” e o substantivo “cima”.

Andou a rua de baixo a cima procurando o endereço.

Índice do conteúdo:

Quando usar acima

“Acima” é um advérbio de lugar, ou seja, é uma palavra que modifica o sentido de um verbo, adjetivo ou outro advérbio. Neste caso, a modificação é referente ao lugar onde algo se encontra. Assim, “acima” é usado para indicar posição superior, local elevado, situação de mais importância etc.

Exemplos

  • Eu moro no apartamento acima.
  • A situação precisa ser resolvida acima de tudo.
  • Achou seu nome acima de todos na lista de candidatos.

Logo, “acima” é usado quando estamos nos referindo a algo em posição superior, de mais importância etc. Alguns sinônimos dessa palavra são: em cima, além, antes, etc.

Quando usar a cima

“A cima” é uma expressão formada pela preposição “a” juntamente ao substantivo “cima”. Este termo é um substantivo de “para cima” e geralmente é visto em contraste com a expressão “a baixo” ou “para baixo”.

Exemplos

  • Quando entrou no cômodo, olharam-na de baixo a cima.
  • Andaram de baixo a cima carregando as caixas da mudança
  • Reviraram a casa de baixo a cima procurando os documentos.

Então, “a cima” é uma expressão que, geralmente, contrasta com a ideia de “de baixo” ou “para baixo”. Ela é um sinônimo de “para cima” e indica um movimento da parte inferior até a parte superior de algum lugar.

Na língua portuguesa, existem muitas palavras e expressões semelhantes quanto a sonoridade na fala, porém diferentes na sua escrita e no seu sentido. Assim, “acima” e “a cima” são exemplos desta questão, já que, apesar da sua pronúncia semelhante, apresentam grafias e significados diferentes. Se você gostou disso, leia sobre à vista, a vista ou avista e continue aprendendo!

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).