Afim ou a fim

É muito fácil confundir os usos de afim ou a fim. Deve-se, principalmente, porque estas palavras são homófonas, ou seja, tem o mesmo som na fala. Por isso, a Gramatika preparou um conteúdo para você que está a fim de aprender como usá-las e, assim, poder se destacar em provas, vestibulares, concursos e afins.

Como usar o afim

A palavra afim é usada para falar de coisas que temos afinidade, semelhança ou algum tipo de ligação. Veja alguns exemplos:

Exemplos

  • Ela gostava de matemática, física, química e matérias afins;
  • Eu não vou a piscinas, lagos, rios e lugares afins, porque tenho medo de água;
  • Para o casamento, foram convidados apenas parentes e afins.

Simples, não é? Sempre que houver dúvida sobre o uso desta palavra, lembre-se de afinidade que consiste em algo semelhante. Se for isso mesmo que você quer dizer, vá em frente e use “afim” sem medo de errar!

Como usar o a fim

Diferente do primeiro vocábulo, “a fim” não tem nada a ver com semelhança! A fim – separado – significa com a “finalidade de”, ou seja, você usará este termo quando estiver se referindo a um propósito.

Exemplos

  • Ela estava juntando dinheiro a fim de comprar um carro novo;
  • Eu quero ter um bom resultado na última prova a fim de não ter de fazer recuperação;
  • Eu busco por informações em diversas fontes a fim de não ser enganado.

Em um contexto menos formal, “a fim” também pode ser usado com o sentido de “ter vontade de”. Por exemplo: “não estou a fim de sair de casa hoje”. Você conhece alguém que esteja a fim de aprender mais sobre “afim ou a fim”? Então, compartilhe esta matéria! Falando de termos confusos com sons parecidos na fala, que tal aprender de vez como usar mas e mais?

Daniella Paes

Professora, redatora e revisora. Apaixonada por gente, por chá e pela arte de se comunicar por meio da linguagem.