Comprimento ou cumprimento

Tanto “comprimento” quanto “cumprimento” existem na língua portuguesa. Na fala, essas palavras são bem semelhantes, causando dificuldades na sua diferenciação. Contudo, elas são escritas de maneiras distintas e possuem significados bem diferentes um do outro. Logo, como usar cada palavra?

Como usar a palavra comprimento

A palavra “comprimento” é um substantivo masculino que está relacionado à extensão, altura e tamanho de algo. Sendo assim, quando o contexto está relacionado à proporção de alguma coisa – por exemplo, um objeto ou local – deve se usar “comprimento” com “o”. Alguns sinônimos desta palavra são: Dimensão, distância, estatura, etc.

Exemplos

  • A costureira tem que tirar o comprimento da pessoa para quem ela fará a roupa.
  • A Rota Panamérica é o maior complexo de rodovias do mundo com 48 mil quilômetros de comprimento.
  • A professora de física pediu para os alunos calcularem o comprimento de onda.
  • Antes de comprar o móvel, é preciso saber o seu comprimento.

Assim, caso o contexto em que a palavra está sendo utilizada for relacionado à dimensão de alguma coisa, se escreve “comprimento”. No caso de ainda restarem dúvidas sobre que palavra empregar, substitua por algum sinônimo e, se a frase manter o seu sentido, o termo a ser usado é “comprimento” com “o”.

Como usar a palavra cumprimento

No caso do termo “cumprimento”, este pode estar relacionado ao verbo “cumprimentar”. Desta maneira, expressa uma ideia de saudação ou elogio à alguém. Além disso, “cumprimento” pode também se referir ao verbo “cumprir” e, assim, indicar a realização, execução ou desempenho de uma tarefa.

Exemplos

  • A criança cumprimentou os seus avós.
  • Foi solto após o cumprimento da sua sentença.
  • O cumprimento de uma cultura pode ser muito diferente do de outra.
  • No começo do ano, a importância do cumprimento das regras da escola foi reforçada.

Portanto, caso o contexto em que a palavra for utilizada esteja relacionado ao verbo “cumprimentar” ou “cumprir, se usa “cumprimento” com “u”. Se restarem dúvidas sobre qual é a escrita correta da palavra na frase, substitua por sinônimos, como: execução, desempenho, saudação, elogio, etc.

A dúvida entre comprimento ou cumprimento advém da similaridade de sons presente na fala. Usamos “comprimento” com “o” quando o contexto trata-se da dimensão de algo. Caso o contexto peça o verbo “cumprimentar” ou “cumprir”, deve-se usar “cumprimento” com “u”. Achou interessante? Aprenda sobre a diferença entre mal ou mau e acerte de primeira ao empregá-las!

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).