Descriminar ou discriminar

Escrito por

Prof. de Português

Descriminar ou discriminar? Você sabe qual forma está correta? Estes dois verbos estão corretos, mas têm significados bem diferentes e, consequentemente, devem ser usados em situações diferentes. Descubra o significado de cada um deles e confira alguns exemplos para acabar de vez com suas dúvidas.

Como usar o descriminar

“Descriminar” é um verbo transitivo direto que significa inocentar, tirar a culpa ou absolver de um crime. Observe os exemplos a seguir:

Exemplos

  • O juiz não descriminou a injúria.
  • O estelionato foi descriminado, mas o furto, não.
  • O advogado garantiu que a maioria das infrações seriam descriminadas.

Agora ficou claro? Caso você ainda tenha dúvidas, experimente substituir a palavra “descriminar” por um dos seus sinônimos como absolver, por exemplo. Se não houver prejuízo do sentido da sentença, então, a sua escolha foi a correta!

Como usar o discriminar

“Discriminar”, por sua vez, significa distinguir, discernir, perceber diferenças, classificar. Verifique o uso deste verbo nos seguintes exemplos:

Exemplos

  • Não se pode discriminar alguém por causa de suas crenças religiosas.
  • A criança foi discriminada por causa da orientação sexual dos pais.
  • Os produtos estão discriminados na nota.

Assim como no caso de “descriminar”, é possível resolver a confusão do uso de “discriminar” substituindo-o por um de seus sinônimos, como diferenciar, por exemplo.

Videoaula sobre o uso de descriminar e discriminar

Que tal assistir a uma videoaula para entender melhor a diferença entre estes dois verbos?

Descriminar ou discriminar?

Neste vídeo, você encontrará dicas para saber diferenciar os verbos “descriminar” e “discriminar” a partir da discussão dos seus significados, prefixos e apresentação de novos exemplos, além dos encontrados nesta matéria.

Agora ficou fácil discriminar estes dois verbos, não é mesmo? Compartilhe esta matéria com um amigo para que, assim como você, ele não erre mais! Por falar nisso, você sabe qual é a diferença entre mas e mais?

Atualizado em 16 outubro, 2020

Daniella Paes

Professora, redatora e revisora. Apaixonada por gente, por chá e pela arte de se comunicar por meio da linguagem.