Enfim ou em fim

Escrito por

Prof. de Português

“Enfim” ou “em fim” existem na língua portuguesa. Apesar de serem palavras homófonas – apresentam a mesma pronúncia, o que pode gerar dúvidas na sua escrita -, os seus significados são bem diferentes e, desta maneira, seus usos também ocorrem em situações distintas.

Como usar o enfim

A palavra “enfim” é um advérbio de tempo que significa “por fim”, “afinal”. Ou seja, expressa ideia de alguma coisa está finalmente acontecendo. Também pode indicar a conclusão de algo, como uma fala, um texto etc.

Exemplos

  • Enfim, o almoço está pronto!
  • Depois de uma longa viagem, enfim, chegamos em casa.
  • A criança passou muitas semanas se esforçando e, enfim, aprendeu a andar de bicicleta.
  • Enfim, os heróis da história viveram felizes para sempre.

Este advérbio de tempo é muito usado no cotidiano das pessoas, tanto em situações formais quanto informais. Caso ainda reste alguma dúvida na hora de escrever, verifique o contexto da frase ou substitua a palavra por algum sinônimo, como: finalmente, afinal, por fim etc.

Como usar o em fim

O termo “em fim” é uma locução adverbial de tempo formada pela junção da preposição “em” e o substantivo “fim”. Esta locução adverbial indica que alguma coisa está próxima de acabar, portanto, em seu final.

Exemplos

  • Descobriu-se que o candidato estava envolvido em escândalo de corrupção em fim de campanha.
  • Em fim da sua carreira, a atriz declarou que desejava dirigir filmes
  • Quando achava que estava em fim da prova, ele percebeu que havia mais uma página para terminar.
  • Haverá uma festa no fim do ano.

“Em fim” indica o final de algo, pois é uma locução adverbial de tempo. Quando for escrever, é importante analisar o contexto no qual a palavra será usada. Caso ainda não tenha certeza, substituir o termo “em fim” por algum sinônimo, como “no fim”, por exemplo, pode ajudar.

As palavras “enfim” ou “em fim” têm a mesma pronuncia e ambas estão relacionadas às questões temporais, porém com usos diferentes dentro das frases em que aparecem. Se você se interessou com palavras homófonas (aquelas que possuem a mesma sonoridade) em fim da matéria, veja sobre o uso de mal ou mau e aprenda um pouco mais!

Publicado em 16 de abril de 2020

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).