Mal ou mau

As palavras “mal” e “mau” podem geral algumas dúvidas na hora de escrever. Como são homófonas (ou seja, são pronunciadas da mesma maneira), não é possível notar a diferença entre elas na fala. Porém, elas têm significados bem diferentes e são usadas de maneiras distintas no vocabulário. Para aprender quando usar uma ou outra, confira nossas dicas!

Como usar o mal

A palavra “mal” é o antônimo de “bem” e pode ser usada como sujeito, indicando dano ou prejuízo. Quando usada como advérbio, ela expressa uma ideia de imperfeição e escassez. Além disso, ela pode aparecer como uma conjunção, comunicando algo que acontece rapidamente (logo que, assim que, etc.). Veja os exemplos:

Exemplos

  • O vilão do filme deseja fazer o mal (substantivo);
  • Eu estou passando mal (advérbio);
  • Eles dançam mal (advérbio);
  • Mal chegou em casa e está dormindo (conjunção);
  • Mal chegamos na praia e começou a chover (conjunção).

Uma maneira de você saber se deve usar o “mal” em uma frase é substituir por “bem”. Por exemplo: ela dança mal/ ela dança bem. Se continuar fazendo sentido, ainda que o significado se altere, está correto usar “mal”.

Como usar o mau

O “mau” é um adjetivo, ou seja, indica qualidade ou defeito do sujeito da frase, sendo antônimo de “bom”. Portanto, essa palavra expressa a ideia de algo que não tem boa qualidade, é ruim ou rude.

Exemplos

  • O vilão do filme é mau;
  • O cachorro da vizinha é mau;
  • Ele é um homem mau.

Assim como é possível fazer com a palavra “mal”, caso haja dúvidas sobre qual grafia se deve usar em uma frase, substitua essa palavra por “bom”. Caso funcione, deve ser usada a forma “mau”.

Dúvidas frequentes

Algumas expressões comuns na língua portuguesa que usam esses termos podem causar questionamentos sobre como escrevê-las. Abaixo, seguem algumas das dúvidas mais frequentes:

1. O correto é lobo mau ou lobo mal?

O correto é lobo mau. A palavra “mau” é um adjetivo, ou seja, ela expressa uma qualidade ou defeito. Considerando isso, o “mau” indica a índole do lobo.

2. O correto é mal uso ou mau uso?

Nesse caso, também se utiliza “mau”, pois a palavra indica a qualidade do tipo de uso de algo.

3. O correto é menos mal ou menos mau?

Ambas as maneiras de escrever estão corretas, porém o seu uso depende do contexto em que estão inseridas. Caso seja um advérbio, substantivo ou conjunção, se usa “mal” (exemplo: ele está menos mal hoje). Contudo, se a frase está expressando a qualidade de algo, será usado o adjetivo “mau” (exemplo: esse filme é menos mau do que o outro).

4. O correto é foi mal ou foi mau?

“Foi mal” é a maneira correta de escrever. Essa é uma maneira informal de pedir desculpas e, nesse caso, a palavra “mal” indica dano e imperfeições.

Videoaulas para acabar de vez com a dúvida

Ainda não ficou muito claro quando o correto é usar “mal” e quando se deve usar “mau”? Essas videoaulas trazem mais exemplos das diferenças de uso entre as palavras. Confira!

Saiba quando usar um ou outro

No vídeo, a diferença entre os usos é explicada detalhadamente, com vários exemplos e propostas de exercícios para testar o conhecimento.

Usos e diferenças

O vídeo resume os usos e diferenças das duas palavras a partir de exemplos encontrados no cotidiano das pessoas.

Agora você já sabe que o lobo é mau e, quando se está doente, se está passando mal. Lembre-se sempre de que “mau” é o contrário de “bom”, e “mal” é antônimo de “bem”. Para continuar estudando, veja também a diferença entre mas e mais.

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).